Esta foto tirada em 12/10/2006 e publicada no Flickr - EVIL DEATH MONKEY POSSESSED BY SPIRIT (Macaco maligno morto possuído por espírito) - mostra um boneco brinquedo macaquinho supostamente mal assombrado que foi comprado no site de leilões Ebay. O comprador conta que o produto estava em oferta acompanhado de uma história curiosa, intrigante e aterrorizante. Segue a tradução da descrição do produto no Ebay:
Este macaco foi descoberto por um amigo e eu. Nós encontramos há aproximadamente 5 anos atrás. O macaco estava em um barracão antigo, dentro de uma caixa. A caixa era um pequeno recipiente de aço para munição militar. Primeiro nós abrimos a caixa, depois fechamos e saímos do local. Depois de uma semana, meu amigo (Junior) me disse que ouviu um barulho vindo do barracão na noite anterior. Nós investigamos e assim que abrimos a porta do barracão eu fiquei assustado ao ver o macaco em uma prateleira acima da caixa fechada. Eu perguntei pro Junior se ele tinha tirado o macaco pra fora da caixa. Ele respondeu que não e disse "estranho, eu acho que ouvi barulhos de palmas na noite passada". Nós levamos o macaco para baixo, dentro do porão. Deixamos entre equipamentos musicais e próximo a uma perna mecânica sobre a mesa.
Várias semanas se passaram e o Junior disse que nada de anormal tinha acontecido, exceto ter ouvido alguns sons estranhos vindos da sala. Não seria fora do normal vindo de uma sala cheia de violões, saxofones, guitarras, tambores, pratos de bateria, fios, fios e todo o tipo de amplificadores antigos chiando e zumbindo.
Era uma sexta-feira, 22 de junho de 2001, em um dia chuvoso, Junior me chamou para ajudar a enterrar seu cachorro de estimação. Ele disse que o cão morreu de velhice. Enquanto eu estava me limpando em seu banheiro eu ouvi um som de agarrar, vindo do respiradouro e com origem no porão. Quando eu contei pro Junior ele respondeu "é aquele maldito macaco maligno", depois desceu correndo as escadas, pegou e jogou de volta pra prateleira. Eu perguntei o que estava acontecendo? Ele disse "nada, só encontrei meu cachorro na sala de música e este macaco me deixa maluco".
Quatro anos depois o macaco foi encontrado no porão próximo de um grande rato morto. O cheiro de carniça obrigou Junior a procurar debaixo de uma velha mesa de costura na sala de música. O macaco estava deitado lá e não na prateleira, isso assustou Junior. Ele me chamou e também outros amigos pedindo se alguem levaria o macaco do barracão. Ele não obteve nenhuma resposta, eu imagino como ou porque, mas temo que sei a razão.
No dia seguinte minha namorada querida há mais de 10 anos brigou comigo e me deixou sozinho naquele dia. Depois do reaparecimento do macaco eu fui investigar. Encontrei sem nenhuma pilha ou bateria e testei ele. Assim que percebi que ele não funcionava, aquilo me deixou com uma pontinha de medo. Porque eu juro que tinha ouvido aquele macaco batendo palmas antes, quando não tinha nada perto dele. Eu peguei o macaco e joguei na lata do lixo.
Meses depois, em uma noite de outono, Junior teve um acidente de carro grave. Três dias depois de encontrar o macaco no barracão, na prateleira que ele estava na última vez. Ele me contou que queimou o macaco naquela noite, mas ele estava muito bêbado.
Depois de pouco menos de um ano e o macaco fez sua aparição mais uma vez. Agora estou vendendo este macaco para conseguir despachá-lo para longe de minha área. Não aceitamos nenhuma oferta de Michigan, nem de preferência do norte dos Estados Unidos, eu não vou cobrar nenhuma taxa extra para enviar para o exterior.
Achei a história e o boneco do macaco muito interessante, lembro que muitos anos atrás li um artigo contando sobre um produto parecido no Ebay, uma garrafa mal assombrada que continha um fantasma dentro, vinha acompanhada de uma história aterrorizante também. O autor do artigo ficou tão empolgado com o produto que chegou a afirmar que aquilo era uma verdadeira obra de arte, talvez a primeira forma de arte exclusiva da internet.
No Brasil, temos várias lendas, histórias de objetos e assombrações que poderiam ser vendidos no Mercado Livre. Garrafas e peneiras para caçar Sacis, ou mesmo Sacis, fadas e duentes engarrafados ou encaixotados. Dizem que os Sacis e outras criaturas elementais deixam rastros como crinas de cavalos trançados, que poderiam ser recolhidos e vendidos no Mercado Livre.
Acredito que para dar certo os produtos tem que estar no limite entre a obra de arte, o artesanato e a réplica, sem perder a verossimilhança ou a dúvida de que tudo aquilo é real. A história e a informação sobre o produto e sua maldição ou poder sobrenatural também deve ser considerada parte da venda, e tem o valor tão ou mais importante que o próprio objeto em si. Por isso fica a idéia para parceria de artesãos, caçadores de antiguidades, contadores de histórias, artistas e escritores, para oferecer objetos carregados de histórias e lendas, e cobrar por isso como obras de arte e instalações fantásticas.
Busca no Mercado Livre:
-> Decoração -> Bonecos -> Caveiras -> Terror -> Macaco
-> Veja também: Natal Reciclado, Páscoa e Camisetando